Miniatura de URL Sem Aparecer. [Descubra de Uma Vez Com Consertar]

Miniatura de URL Sem Aparecer

O que é e como resolver o bug de miniatura de URL sem aparecer?

Quando criamos um novo site, diversas são as coisas que precisam ser modificadas e literalmente feitas. Uma delas é a miniatura do link.

Se você está lendo este artigo apenas como fonte de conhecimento, talvez não esteja entendendo do que estou falando. Porém, se você realmente tem a necessidade, provavelmente encontrará a resposta aqui.

Quando compartilhamos links no Facebook, Twitter, e várias outras redes, mas destaco aqui, o WhatsApp, uma miniatura aparece.

Uma imagem que está no site, isso deixa o link esteticamente mais bonito, vamos combinar que mandar um link com imagem é melhor do que apenas aquela URL desorganizada.

Eu enfatizo o WhatsApp, já que nas outras redes podemos adicionar a imagem manualmente, diferente do mensageiro.

Particularmente, já cheguei a praticamente desmontar um site, devido essa miniatura de URL sem aparecer.

Felizmente, depois de dias de intensas buscas, consegui resolver o problema, e acredito que vocês também irão resolver.

Primeiro leia o texto por completo, para só depois começar a resolver. Isso vai evitar muito trabalho.

Como funciona a miniatura do URL?

Se queremos encontrar a solução de alguma coisa, precisamos estudar pela raiz, entender quais processos são feitos para que aquela pequena imagem apareça quando compartilhamos nossos links. (E assim solucionar o problema de miniatura de URL sem aparecer)

Aquela miniatura que sobe, é uma Meta Tag, precisamos adicionar essa Meta dentro do <header> dos nossos sites, ela que vai dizer que é necessário subir a imagem.

Veja o código fonte do seu site, e pesquise por “og:image”, caso não encontre essa Meta, é muito provável que esse seja o problema. Então, logicamente, você precisará incluir algumas linhas de código no cabeçalho do seu site.

Garanto que não é nada complicado. Se estiver usando WordPress, basta instalar o Yoast ou Rank Math.

É possível também, que quaisquer outros plugins de SEO consigam incluir essa linha para você.

Miniatura de URL Sem Aparecer

Vamos supor que, você já fez tudo mostrado acima, e mesmo assim, seu site ainda continua com a miniatura de URL sem aparecer.

O passo agora é verificar se apenas algum link em específico não sobe ou se isso acontece com todos. Se for com todos, é notório que algo está atrapalhando a ligação.

Entre no site de Debug do Facebook, ele mostrará os erros que estão acontecendo, neste link aqui. Feito isso, analise tudo muito bem.

Veja se a imagem que está utilizando no post não é muito grande e pesada, porque se for, há a possibilidade de suas URLs não estarem funcionando por isso.

Se já tiver verificado tudo isso, poderá também clicar em inspecionar (no botão esquerdo) uma página do seu site, e verificar o nome “console”, veja se há algum erro.

Se tiver, analise para tentar resolver, caso não, vamos para uma última tentativa.

Tudo isso que eu descrevi, foi vivenciada, além de tudo feito anteriormente, também analisei vários códigos dos plugins, achando que os mesmos estariam causando algum conflito com a requisição do “og:image”.

Mas não achei nada que pudesse ter a certeza.

Até que em um certo momento percebi que o site de Debug do Facebook estava mostrando que meu SSL era inválido, e foi ai que as coisas começaram a andar.

Eu estava usando um SSL gratuito, e por algum motivo, ele estava gerando conflito com as Meta Tag do site, então decidi retirar o SSL para testar.

E quando estava usando o protocolo http://, a miniatura do link apareceu.

Então esse pode ser o seu problema também. O meu conselho é que:

  1. Antes de sair mexendo nos códigos em geral, analise por cima, veja se seu site possui a Meta Tag inserida. Se não tiver, adicione, e com isso, há boas chances de ela já aparecer. (Lembre-se de usar os plugins que citei)
  2. Se não aparecer, limpe o cache, atualize a URL no site mencionado do Facebook e veja se algo mudou.
  3. Veja qual está sendo a proporção das imagens do seu site, se for muito grande, reduza apenas para o teste.
  4. Se tudo feito não resolver nada, retire o https:// e tente com http://, tenho muita convicção de que dará certo.

Se este post te ajudou, comenta ai por favor. Se você achou outras formas de resolver o problema de miniatura de URL sem aparecer fala para gente também.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *