Como Migrar Site WordPress? [Em 7 Passos HORRIVELMENTE Simples]

Quem mexe com blogs provavelmente já deve ter se perguntado como migrar site WordPress. Caso nunca tenha feito isso, há boas chances de um dia precisar.

A verdade é que é possível fazer essa migração, e se for bem planejada, seu site estará normal em pouco tempo.

Eu particularmente não gosto muito desse processo de trocar site de hospedagem, mas sei que às vezes é necessário.

Se você seguir esse passo a passo da forma certa, conseguirá realizar esse processo sem muita complicação.

Mas preste bem atenção para evitar transtornos futuros e o mais importante, evitar prejuízos.

Por que migrar site?

Antes de sabermos como migrar um site WordPress, é muito relevante entender quais os motivos que levam alguém a fazer isso.

E falo que são os mais diversos, não há algo em específico.

Mas geralmente, pode estar atrelado ao serviço de hospedagem. Digamos que você encontre um serviço melhor e mais barato, com isso resolve mudar seu site de servidor.

Ou mesmo que não seja mais barato, mas atenda melhor as suas necessidades, todas essas coisas levam à migração de um blog.

Em outros casos, é apenas para testar novos serviços, e por aí vai. O importante é saber que isso pode acontecer uma hora ou outra.

E que é possível fazer.

Como migrar site WordPress?

Logo mais, você perceberá que para migrar site WordPreess, contará com 7 grandes frentes. Mas antes é importante saber o que você precisa ter acesso.

Analise se sua nova hospedagem já está totalmente apta para receber os arquivos, veja também se ela não tem limite de upload, porque caso tenha, isso pode ser um problema.

Instale um programa de conexão FTP, leia o seguinte artigo para saber como fazer isso.

E agora, vamos aos passos.

– Para migrar site WordPress, é necessário baixar todos os arquivos do seu site para seu computador. E deixe-os com fácil acesso para serem usados logo mais.

Para isso, depois de conectado no FTP, basta baixar todos os arquivos que vão aparecer.

Isso pode ser feito clicando no botão “baixar” ou arrastando os arquivos selecionados para uma pasta do computador. Como mostra a imagem abaixo.

Como migrar site WordPress

– Baixe também o banco de dados do seu site. Isso é feito através do phpMyAdmin. Você entra nele e clica no banco de dados que quer baixar, como mostra a imagem abaixo.

Como migrar site WordPress

Depois clique em “exportar”, baixe ele compactado em .zip e deixa também em seu computador.

– Como vamos mudar o site de hospedagem, logicamente teremos que direcionar o domínio para a nova hospedagem. Faça isso dentro da área de DNS.

Cada hospedagem conta com diferentes painéis, mas não é nada complexo.

– Como aconselho subir os arquivos por FTP, será necessário esperar até que o domínio esteja totalmente propagado, ou seja, apontando para a nova hospedagem.

Quando se conectar com o FTP, basta subir todos os arquivos que tinha baixado. O processo pode demorar um pouco a depender da velocidade da sua internet. Mas dará certo. (Vamos torcer).

Agora será necessário fazer upload do banco de dados. Logo mais você verá algo que é obrigatório.

– Desta vez, você vai entrar no phpMyAdmin e clicar em “importar”, suba o arquivo em .zip e pronto.

Se você acessar o seu site nesse momento, perceberá que ele ainda não vai aparecer. Como a hospedagem é nova, o banco de dados mudou algumas informações.

– Então você vai ter que editar o arquivo wp-config.php do seu site.

E atualizar o DB_NAME, DB_USER e o DB_PASSWORD. Como mostra a imagem abaixo.

Como migrar site WordPress

Os novos dados são mostrados no Cpanel, na área de Banco de dados. Depois de alterados, o site já deverá funcionar. Acesse ele para ter certeza.

Quais os riscos em migrar um site?

Acredito que um dos riscos mais graves em migrar site WordPress, seja o de prejuízo, financeiro ou de tempo.

Já que perder alguns arquivos do seu site pode ser algo extremamente prejudicial, e algumas vezes, irreparável.

Porém, existem diversos outros tipos de problemas, como por exemplo, arquivos corrompidos, pastas com permissões alteradas, erros em subir imagens.

O que quero deixar claro aqui, é que sim, existem riscos e você precisa está ciente disso antes de iniciar todos os processos. Se tudo for bem planejado, provavelmente não ocorrerão problemas.

É algo consideravelmente simples, mas que requer atenção.

Bônus: Antes de começar todos os processos de migrar site WordPress é muito importante que você deixe copias salvas em seu computador, tanto dos arquivos do site como um todo, quanto do banco de dados.

Isso vai te assegurar contra problemas e arquivos que possam se corromper durante o envio.

Faça a migração do site WordPress em horário planejado, com o mínimo de visitantes possível, isso vai fazer com que eles não tenham uma má impressão do seu site.

Além disso, é importante também, que você analise os passos que serão necessários antes mesmo de começar, para meio que criar um guia em sua mente.

Isso vai ajudar bastante. Do mais, quando o site estiver na nova hospedagem, olhe tudo para ter certeza que todas as funcionalidades estão funcionando. Boa sorte. Sucesso.

Comentários