Como Conseguir SSL de Graça?

Como Conseguir SSL de Graça

Neste artigo iremos conhecer uma ótima forma de conseguir um certificado SSL de graça, para que seu site tenha mais segurança e passe mais credibilidade para seus visitantes.

Se você verificar muito na internet, possivelmente encontrará mais algumas alternativas de graça. No final do texto, você saberá porque eu não aconselho mais o SSL de graça.

Antes de sabermos como conseguir um SSL de graça, é muito importante entendermos o que é e para que serve.

O que é SSL?

O SSL (Secure Sockets Layer), aplica mais camadas de segurança à página, a conexão é criptografada, e com isso, torna-se mais difícil de dados serem vazados.

Perceba que mencionei “torna-se mais difícil”, mas isso não significa que é impossível.

O SSL em si, está praticamente em desuso, hoje em dia, é utilizado o TLS, que também mostra o HTTPS, e caso a página esteja em conformidade, mostrará também, o cadeado, simbolizando uma conexão segura.

É possível encontrar SSLs pagos em empresas com valores que partem mais ou menos de R$35, caso o seu site seja algo promissor, eu já aconselho comprar.

Mas como o foco deste tutorial é conseguir um certificado SSL de graça, vamos fazer isso.

Como conseguir SSL de graça?

  1. Entre no site SSL For Free  e coloque o domínio do seu site, como mostra a imagem abaixo:
Conseguir SSL de graça

O SSL For Free se juntou com o ZeroSSL, então quando você ver isso no site, é normal.

  1.      Após adicionar o seu domínio, siga em diante até aparecer uma forma de verificação e consequentemente, de instalação.

Algo importante a ser mencionado, é que como esse é um SSL que não terá custo, de 3 em 3 meses você precisará atualizar ele. Então fique atento para não deixar o seu site inseguro por alguns períodos. Quando se aproximar da data, atualize logo.

  1.      Na imagem abaixo é possível perceber que existem 3 maneiras de fazer a verificação:
Conseguir SSL de graça

                 Email Verification – Esta opção, confesso que nunca usei, mas existe a possibilidade, para isso, você terá que criar um e-mail com o domínio em questão e os próximos passos aparecerão.

                   DNS (CNAME) – Já fiz uso desta opção, e é bem útil, é muito simples e rápido, então fica a seu critério escolher a melhor forma.

Ainda sobre esta forma, devo alertar que as vezes aparece um erro de CAA, se isso acontecer, basta adicionar- issue “sectigo.com” -e também o- issuewild “sectigo.com” -.

Esses valores são adicionados dentro da Zona de DNS

                  HTTP File Upload – A última opção é a que mais indico e uso. Nesta você vai fazer o download do arquivo que eles mandam baixar, e vai subir nas pastas descritas.

Lembrando que, essas pastas serão criadas por você, na raiz do site. Conecte-se no FTP para realizar essa ação.

Quando esses passos forem realizados, vão aparecer os arquivos no formato Zip (atualmente).

Extraia-os, abra-os e vá copiando e colando um a um nas respectivas áreas. Para isso, você precisará logar no seu Cpanel e encontrar a área de SSL. Depois disso, se houver, clique em forçar o SSL.

Além disso, dentro do site você poderá baixar um plugin chamado Really Simple SSL. Depois que ativo, funcionará.

Mesmo com todos esses passos, muitas vezes o HTTPS não será mostrado, se isso acontecer, acesse o nosso post falando sobre “Porque o HTTPS não está funcionando”.

Lembram que no início do artigo eu mencionei que não aconselho usar SSL de graça?

Não posso garantir que sejam em todos os casos, mas comigo, quando fui usar essa artimanha, o Facebook e todos os aplicativos da empresa não deixavam as miniaturas de URL subirem.

Por algum motivo o SSL estava causando interferência e não permitia a leitura das Meta Tags do site.

Então, caso você decida usar esse certificado, antes de botar o site de fato no ar, teste, para saber se esse problema não está acontecendo com seu WebSite.

Se quiser ler mais sobre erros na miniatura do link, poderá ir aqui.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *