Como Conectar no FTP? [Faça Isso Agora Mesmo]

Como Conectar no FTP Meu Wordpress

Neste artigo vocês saberão o que é e como conectar no FTP, esse método é muito importante, e salva donos de sites de diversas formas.

Se você está procurando sobre esse assunto, possivelmente já sabe do que se trata, mas se chegou neste texto de forma “aleatória”, vamos explicar de forma detalhada.

Para que com essa explicação, você possa usar o auxílio do FTP em seus sites. Acredite, isso ajuda muito.

O que é FTP?

Em inglês, quer dizer “File Transfer Protocol”, e traduzindo fica sendo: Protocolo de Transferência de Arquivos.

Ou seja, é um sistema que tem a finalidade de transferir arquivos de um lugar para outro. Em nossos exemplos, do servidor online para nosso computador.

Para que Serve o FTP?

Em poucas palavras, ele facilita muito a vida dos donos de sites, já que possibilita o download dos arquivos, para que depois sejam realizadas as determinadas ações.

Hoje em dia, boa parte das empresas de hospedagem de sites já possuem um gerenciador de arquivos dentro do Cpanel, mas mesmo assim, sempre prefiro usar o serviço de FTP.

Além de mais rápido na maioria das vezes, é bem mais seguro, do ponto de vista de quebra de páginas.

Imagine que você está subindo os arquivos do seu site, e que esses arquivos pesam 1GB, usar o seu navegador padrão é praticamente pedir para ter dor de cabeça.

Muitas vezes as páginas travam, e você perde o trabalho, tendo que começar tudo do zero novamente.

Com o FTP, até se a internet cair ou se a energia faltar, você consegue subir tudo quando voltar, sem muitos transtornos. Além disso, fica melhor para usar seu programa de edição de códigos, caso necessário.

Mas agora vamos saber como conectar no FTP.

Como Conectar no FTP?

Conectar-se ao seu servidor através de FTP não é nada complicado, e isso pode ser feito em 5 minutos. Fique até o final para realizar essa ação já já.

A primeira coisa que você precisa fazer para saber como conectar no FTP é baixar um aplicativo que faz essa conexão, eu particularmente, uso o FileZilla, já utilizo essa ferramenta há anos e posso garantir que é muito boa.

A partir daí, será necessário criar a conexão. Entre no FileZilla e clique em “Arquivo”>”Gerenciador de Sites”, ”Novo Site”. Pronto, agora você vai para os próximos passos.

Como conectar no FTP

Será preciso entrar na sua hospedagem e procurar o serviço de FTP, feito isso, teoricamente falando, serão listados os dados que você vai usar.

Encontrou? Agora basta preencher cada um. Uma alerta, olhe se quando você for incluir um novo site, no espaço “Tipo do logon”, é selecionado “normal”.

Se não estiver, coloque. E se já estiver, deixe quieto (RSRSRSRS).

Fazendo isso, adicione as informações encontradas na sua hospedagem e pronto, tudo vai ocorrer bem, clique em “Conectar”.

Em algumas hospedagens, será necessário que você crie uma senha específica para essa conta.

Problemas com a conexão FTP

Muitas vezes, alguns problemas acontecem na hora da conexão. Se por acaso por exemplo, seu domínio estiver em uma espécie de loop, provavelmente não irá conectar no FTP.

Esse loop acontece as vezes quando se é usado os serviços de sistemas como CloudFlare e há algum problema com as informações de SSL. Ao menos, no passado, já aconteceu com sites que gerenciava.

Do mais, a maioria dos problemas que resultam na não conexão do FTP, estão ligados com as informações erradas.

Então veja muito bem se preencheu de forma correta todas as solicitações. Se no painel da sua hospedagem não mostrar a porta, tente a “21”, é a mais usada e há boas chances de ser a sua também.

Além disso, uma coisa que costumo fazer no FileZilla, é editar algumas configurações. Clique em “Editar”>”Configurações” e aumente todos esses valores.

Como conectar no FTP

Isso fará com que, em caso de lentidão ou queda na internet, o seu aplicativo fique tentando restabelecer a conexão por mais tempo, podendo assim, evitar perdas de dados. Aprendeu a como conectar no FTP?

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *